segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estudantes ocupam as ruas do Centro de Maceió

Milhares de estudantes em manifestação contra o governo tucano

Na manhã desta sexta-feira (27/05), milhares de estudantes ocuparam o Centro de Maceió. Em passeata, faziam ressoar os gritos de FORA TÉO. Foi uma manifestação pacífica, com a presença de várias entidades estudantis.

O ato teve participação maciça de estudantes, visto que os sindicatos dos servidores públicos estaduais optaram por convocar um Ato do Movimento Unificado de todas as categorias para a próxima quarta-feira, dia 1º/06. O ato, inicialmente convocado espontaneamente por e-mails e através das redes sociais, foi liderado pelas várias entidades estudantis presentes.

Embora os sindicatos do funcionalismo não tenham participado do ato, muitos servidores estaduais, inclusive aposentados, estiveram presentes para manifestar sua insatisfação com o governo estadual.

Diretora da UNE - Claudia Petuba

Segundo a Diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Claudia Petuba, “Nós estudantes resolvemos sair às ruas hoje e aproveitamos para fazer um chamamento a toda a sociedade para participar do novo ato na semana que vem. A luta é dos estudantes, dos trabalhadores, de todo o povo alagoano. Ninguém suporta mais os desmando desse governo”.

A manifestação se iniciou na Praça dos Martírios, com a concentração na porta do Palácio República dos Palmares, percorreu várias ruas do Centro de Maceió, passou em frente ao Tribunal de Justiça, à Assembleia Legislativa e finalizou-se em frente ao Palácio de Cristal, sede do governo estadual. O reforço policial foi chamado, apesar de a manifestação ter caráter pacífico. A cavalaria e o Bope acompanharam toda a manifestação.

Os estudantes vieram de várias escolas e universidades, todos revoltados especialmente com o tratamento do governo estadual com a educação. A estudante da UNEAL Welingta Carla denunciou “A UNEAL hoje funciona com 40% do seu orçamento. É Universidade só no nome, porque está funcionando em situação de verdadeira precariedade em todos os setores. Esse governador está destruindo nossa Universidade!”. Para o Secretário Geral do DCE da UFAL, Hugo Cavalcante, “o caso é grave, pois Alagoas possui os piores índices de educação, violência, saúde, distribuição de renda. Os alagoanos não merecem isso, temos que ir às ruas!”.

Diretor da UBES - João Carlos

Com as caras pintadas com as cores da bandeira de Alagoas, os estudantes mostraram que estão atentos à situação política do estado. Para o diretor da UBES, João Carlos, “A juventude não é alienada, esta manifestação aqui mostra isso. Somos solidários à luta dos trabalhadores por melhorias salariais e também temos as nossas reivindicações”.

Pres. UJS - Naldo


Em frente ao Palácio, a polícia cercou os estudantes, tentando dispersar o ato. O Presidente estadual da UJS, Naldo Freitas, denuncia: “Esse é o tipo de ‘diálogo’ que o governador tem com a população, através da polícia e da violência. Mas na quarta-feira estaremos aqui novamente, a insatisfação é muito grande e vamos mostrar isso nas ruas!”.

0 comentários:

Postar um comentário

Busca

Perfil

Minha foto
Ex-diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e ex-presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de Alagoas. Atual militante e presidente do Comitê Municipal de Maceió do Partido Comunista do Brasil, PCdoB.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores