domingo, 12 de dezembro de 2010

UBES realiza encontro de Grêmios em Alagoas



            No dia 04 de dezembro, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas realizou um encontro com os Grêmios Estudantis de Alagoas. O evento foi realizado em Maceió no Centro de Formação de Professores que fica localizado no CEPA.

           O evento faz parte da mobilização que a entidade esta realizando pelo país para o 1º Encontro Nacional de Grêmios que será realizado de 15 a 18 de janeiro de 2011 na cidade do Rio de Janeiro. A UBES pretende reunir centenas de grêmios no encontro e o primeiro passo em Alagoas foi dado no sábado quando uma dezena de grêmios se reuniram.

            O encontro teve inicio pela manhã, na abertura os grêmistas  receberam uma saudação de Silnval Costa da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e de Eduardo Müller do Sindicato dos Professores (SINPRO). Em seguida foi realizado um debate sobre educação realizado com o vereador por Maceió, Marcelo Malta (PCdoB), que atualmente preside a comissão de educação da Câmara municipal. Além das dificuldades encontradas na rede estadual de ensino e da necessidade de avanço na área, o otimismo esteve bastante presente nas intervenções dos estudantes, por conta da aprovação na Câmara dos Deputados, na semana passada, da proposta que destina 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-sal para educação.

            No período da tarde foi realizado outro debate, dessa vez o tema foi o Movimento Estudantil, e contou com a participação da diretora da UNE, Claudia Petuba, e do ex-presidente da UESA e atual superintendente do INCRA, Estevão Oliveira. Foram lembrados vários momentos da historia do país e do estado em que o movimento estudantil teve papel fundamental, o atual momento foi discutido sob a necessidade da atuação do movimento no próximo período.

            Os grêmios estudantis aprovaram ainda um documento resumindo o debate realizado e a opinião dos presentes, além de reafirmarem o compromisso de construírem o Encontro Nacional. Segue abaixo a integra do documento aprovado:

Pela Unidade do Movimento Estudantil!

O Brasil tem passado por grandes mudanças nos últimos anos, tem se desenvolvido economicamente ao passo que distribui renda, tem fortalecido sua soberania nacional e a integração com os países da America Latina, se tornando um país respeitado no mundo. Uma das áreas que mais se avançou no ultimo período foi a educação, seja através do aumento do seu financiamento com a criação do FUNDEB, com o fim da DRU (Desvinculação das Receitas da União), seja com a expansão das universidades federais e a nova concepção de ensino técnico, expressa nos Institutos Federais, ou pela criação de programas como o PROUNI.

Mesmo com tantos avanços no caminho da democratização da sociedade, ainda é preciso ser feito muito para superar a secular estrutura de dominação das elites do nosso país. Na educação, as grandes mudanças recentes que aconteceram precisam ser radicalizadas, para que isso aconteça será necessário um novo patamar de investimento educacional no nosso país. A aprovação da destinação de 50% do Fundo Social do pré-Sal para educação, na madrugada da última quinta-feira (02/12) pela Câmara dos Deputados, mostra que a sociedade está percebendo que a educação é estratégica para o desenvolvimento da nação. Essa vitoria não é só dos estudantes ou dos professores, mais sim, de todo o povo brasileiro!

Em Alagoas, temos vivido por muitas vezes momentos contraditórios com essa realidade nacional, enquanto o povo brasileiro, nas últimas eleições, decidiu continuar avançando nas mudanças, dando continuidade a um projeto de desenvolvimento nacional, aqui no nosso estado, iremos continuar com o mesmo projeto que nos últimos 4 anos implantou a mesma política que FHC implementou no Brasil nos anos 90. A educação do nosso estado, tem a todo momento sido atacada, o governo do estado não só não cumpre as metas do programa geração saber, que propagandeia como seu carro chefe na área, como destrata os trabalhadores em educação e ataca sistematicamente a autonomia das escolas, impondo regras e realizando ações que vão de encontro a própria cultura já criada da gestão democrática.

O Movimento Estudantil sempre jogou papel nos principais momentos da vida do nosso país, e no nosso estado também sempre foi assim, desde 1949 com a fundação da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas, que os estudantes tem se levantado e se mobilizado no nosso estado na defesa da democracia e dos interesses nacionais. É bem verdade, que no ultimo período temos enfrentado dificuldades, o movimento no estado passou por um processo de fragmentação e divisão, que serviu a vários interesses menos aos interesses dos estudantes. Mas um novo momento esta surgindo, junto com um novo Brasil também, vários grêmios tradicionais estão se reorganizando e novos estão nascendo.

Saudamos a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas pela convocação do 1º Encontro Nacional de Grêmios do país, iremos não só participar deste grande evento, mais assumir o compromisso de lutar por um Brasil justo e soberano, com educação de qualidade para todos. A palavra de ordem atual é “unidade”, pois só com ela iremos conquistar 50% do Pré-sal para educação, só com ela iremos construir o novo Brasil e uma nova educação, só com unidade poderemos escrever novas paginas da historia do Movimento Estudantil no nosso estado.

Viva o Movimento Estudantil Alagoano!

Viva o 1º Encontro Nacional de Grêmios da UBES!


Encontro de Grêmios Estudantis de Alagoas

04 de dezembro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Busca

Perfil

Minha foto
Ex-diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e ex-presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de Alagoas. Atual militante e presidente do Comitê Municipal de Maceió do Partido Comunista do Brasil, PCdoB.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores