domingo, 25 de março de 2012

PCdoB: 90 anos de luta pelo socialismo!



O dia 25 de março é carregado de um simbolismo muito grande para história da luta dos trabalhadores brasileiros, foi justamente nesse dia, há 90 anos que a classe trabalhadora deu um importante passo na sua compreensão enquanto classe, através da fundação do Partido Comunista do Brasil.


Eram nove delegados, na maioria jovens, que representavam menos de uma centena de militantes. O que esses homens fizeram há noventa anos na cidade de Niterói foi de uma importância tão grande, que contar a história de nosso país sem considerar as consequências desse feito é no mínimo usar de má-fé. 

O Partido Comunista surge com a união de grupos comunistas que começaram a se organizar no Brasil no início do século XX, instigados com as notícias da revolução russa de 1917. A maioria desses homens eram anarquistas no início, mas com a revolução russa e a chegada da notícia que foi um tal de Partido Comunista que a liderou, homens como Astrojildo Pereira puderam perceber os limites do anarquismo e a necessidade da classe trabalhadora entrar na luta política através de seu partido, o Partido Comunista. 

Os 90 anos do PCdoB são marcados pela luta em defesa dos trabalhadores, da liberdade, da democracia, da soberania nacional e do socialismo. Nesses 90 anos se enfrentou brutais perseguições, torturas, gigantesca propaganda anticomunista, delatores e desvios de esquerda ou de direita. Mas uma coisa é comum nesses noventa anos, o Partido sempre encontrou acolhimento entre os trabalhadores e o povo, justamente porque ele é a força política que leva ao mais alto nível as lutas pela conquista dos mais profundos anseios do povo. 

Na passagem dos 90 anos, a Comissão Política Nacional do PCdoBdivulgou um manifesto ao povo brasileiro, nele se mostra como a história do partido se confundi com a própria história do país. No manifesto, são apresentadas as gerações de comunistas que dedicaram o que tinham de melhor ao partido, bem como apresenta três personalidades que vincaram seus nomes na luta dos comunistas. São eles: Astrojildo Pereira, da geração dos fundadores, que colocou o partido na luta política; Luis Carlos Preste, que liderou o partido até 1960; e João Amazonas que entrou no partido em 1935 e liderou a geração que o reorganizou em 1962 até a eleição de Lula em 2002. 

A coragem dos fundadores do partido, que lá em 1922 ergueram a bandeira da revolução e ajudaram a organizar a classe operaria, bem como a coragem e convicção ideológica de combatentes como João Amazonas, Maurício Grabois e Pedro Pomar que enfrentaram o desvio oportunista de direita dentro do partido e mantiveram a bandeira da revolução em pé, são exemplos que fazem com que a atual geração se mantenha convicta e que levante essa bandeira cada vez mais alto. 

O PCdoB é hoje um dos partidos que mais cresce, possui grande influência entre a juventude e os trabalhadores. É um partido contemporâneo, antenado com o seu tempo e mantém sua identidade comunista, é um partido marxista-leninista, revolucionário. Ao completar 90 anos comemora não só a sua bela história de heroísmos e luta, mais comemora também o fato de hoje esta vivendo o seu melhor tempo, em breve será um partido de meio milhão de filiados e possui um Programa Socialista para o Brasil. 

A história do PCdoB confirma sua tradição de lutas e objetivos revolucionários, o credencia como uma das principais instituições políticas desse país. E é o seu atual Programa Socialista que o coloca como a força política capaz de conduzir os trabalhadores rumo à transformação da sociedade, é o programa do PCdoB que o credencia como força capaz de levar o Brasil à uma nação soberana, forte e socialista! 

A atual geração de comunistas, liderada por Renato Rabelo, consciente dos desafios impostos no mundo de hoje, das pressões contra a existência de um partido como o PCdoB, encontra nas gerações passadas e na orientação justa do atual programa a força necessária para junto com o povo construir um Brasil justo e soberano, um Brasil socialista! 

Viva o PCdoB! 

Viva o Brasil! 

Viva o Socialismo! 

0 comentários:

Postar um comentário

Busca

Receba por email

Perfil

Minha foto
Ex-diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e ex-presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de Alagoas. Atual militante e presidente do Comitê Municipal de Maceió do Partido Comunista do Brasil, PCdoB.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores