domingo, 11 de dezembro de 2011

A UBES Somos Nós!

Plenário do 39° CONUBES


No inicio deste mês aconteceu na cidade de São Paulo a 39º edição do congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Elegemos a nova presidente da entidade, a pernambucana Manuela Braga, e aprovamos as proposições dos estudantes secundaristas a cerca da educação e diversos temas. Convocamos a jornada de lutas do mês de março do ano que vem e o movimento que já se tornou vitorioso: #OcupeBrasilia.

A UBES é uma entidade, que como já foi dito em outros momentos, necessária ao Brasil, sua historia de lutas e dedicação a este país passa pelos principais momentos da vida política nacional. Uma entidade que representa mais de 50 milhões de pessoas, que não tem nenhum espaço nos grandes meios de comunicação e que é organizada e dirigida por jovens estudantes, na sua maioria com menos de dezenove anos de idade. Se não fosse a paixão que os estudantes brasileiros tem pelo Brasil e a vontade de mudar o mundo, com certeza a UBES nem existiria, pois o que faz da UBES ser uma entidade tão necessária ao nosso povo é que ela é construída pela militância, de diversas orientações políticas, e é a determinação da juventude de lutar por uma educação de qualidade e por um Brasil soberano que mantêm a UBES viva.

Participar da UBES é algo que marca para sempre a nossa vida. Existem várias formas de se ter um contato com a entidade: muitos participam de uma passeata, de uma palestra, do congresso ou de outro fórum; mais sem sombra de dúvida, aqueles que durante um tempo a constroem mais diretamente tem suas vidas marcadas de forma profunda. Digo isso, porque tive o privilégio de ser diretor da UBES em meu estado por três anos, fui eleito pela primeira vez na gestão presidida pelo carioca Ismael Cardoso e depois participei do primeiro ano da gestão que teve como presidente o manauara Yann Evanovick, acabei não terminando a gestão por inaugurar uma nova fase em minha vida quando ingressei no ensino superior.
Bandeira da UBES assinada por vários diretores da gestão que se encerrou esse ano
Foi um Presente que demos ao Ismael Cardoso, na posse da Gestão que o Yann presidiu

Sempre que encontro ex-diretores da entidade, de outras décadas principalmente e que  hoje ocupam postos importantes na sociedade, as nossas conversas acabam por ir às lembranças de situações vividas por eles, muitas delas muito engraçadas. Afinal, depois de um tempo quando nos lembramos das adversidades passadas, de noites perdidas, da fome que se tinha e dos casos mais inusitados, não a outro remédio se não cair na gargalhada para esconder a saudade.

Diariamente tenho ligado para meus companheiros que estão em Brasília participando da 2º Conferência de Juventude e mantendo o movimento #OcupeBrasilia. A realização do seu maior congresso na década e a ocupação na capital federal mostram que a UBES e a UNE estão mais vivas do que nunca,  demonstra também que se depender da atual geração de jovens que tem dedicado suas vidas e o que possuem de melhor à luta dos estudantes, nós iremos comemorar muitas vitórias ainda para o nosso povo! Seja as mais imediatas como a aprovação do estatuto da juventude, os 10% do PIB e 50% do Pré-sal pra educação; seja a construção de uma nação forte e soberana, de um Brasil socialista!

Manuela Braga, nova presidenta da UBES


Meu abraço a todos lutadores da UBES e da UNE,

Sucesso Manuela Braga!

0 comentários:

Postar um comentário

Busca

Perfil

Minha foto
Ex-diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e ex-presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de Alagoas. Atual militante e presidente do Comitê Municipal de Maceió do Partido Comunista do Brasil, PCdoB.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores