domingo, 27 de fevereiro de 2011

Cebrapaz repudia visita de Obama

A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, mês que vem, merecerá o repúdio do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz (Cebrapaz). A entidade considera que Obama não tem cumprido suas promessas de campanha, que eram de demover seu país da ânsia belicista e imperialista.

A presidente do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz, com sede em Atenas, na Grécia, a brasileira Socorro Gomes, disse que “as posições que vêm sendo adotadas por Obama, na prática, dão sequência às políticas belicistas de seus antecessores”. Ou seja, segundo Socorro, a política de Obama vai no rumo contrário da defesa da paz mundial.

A afirmação foi feita em São Paulo, durante reunião da direção nacional com os núcleos estaduais do Cebrapaz, neste fim de semana. Foi divulgada, também, nota pública de repúdio ao posicionamento dos governos dos EUA e da União Européia em relação aos atuais conflitos no Norte da África e Oriente Médio.

Em sua avaliação, a entidade demonstrou, assim, que suas ações em 2011 serão de firme vigilância quanto a atos contrários à paz no mundo inteiro. Sejam esses entre nações ou no cotidiano das pessoas em qualquer país, em particular no Brasil.

A reunião do Cebrapaz tinha em pauta a reafirmação de seu plano de ação para este ano, que engloba uma série de atividades de reforço à Cultura da Paz em nosso país. No fim das contas, essa atividade busca dar novo impulso à luta pela paz, com mobilização social e ampliação do número de voluntários que queiram abraçar essa luta.

Duas conferências serão realizadas este ano. Uma, em junho, será sobre as bases militares estrangeiras na América Latina e ao redor do mundo, com participantes de todos os continentes. Será parte de campanha já em curso de combate à proliferação de bases, principalmente americanas e da OTAN.

A outra, em dezembro, vai fechar um ciclo de oficinas sobre Paz e Direitos Humanos, que ocorrerá em treze capitais estaduais até setembro deste ano. Está é uma atividade em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, com a finalidade de ampliar o debate sobre a paz no dia a dia das pessoas.

A conferência deste ciclo terá a participação de entidades congêneres de outros seis países latino-americanos. Este evento, que será completado com um show musical de artistas brasileiros, será no dia 10 daquele mês, que é o Dia Universal dos Direitos Humanos e, também, do aniversário de fundação do Cebrapaz, que completa 62 anos de fundação.

No ano que vem, será realizada a 3ª Assembleia Nacional do Cebrapaz. Também o Conselho Mundial da Paz reunirá seu fórum máximo em 2012, em data e local a definir na sessão de trabalho do Comitê Executivo, que ocorrerá em Havana, Cuba, nos dias 29 e 30 de abril próximo.

Fonte: Jaime Sautchuk, da equipe do Cebrapaz

0 comentários:

Postar um comentário

Busca

Perfil

Minha foto
Ex-diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e ex-presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de Alagoas. Atual militante e presidente do Comitê Municipal de Maceió do Partido Comunista do Brasil, PCdoB.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores